O que é o BMX?

É acima de tudo, divertir-se com uma bmx. 

BMX (Bicycle Moto X, ou ainda Bicycle Motocross - Nos EUA muitas vezes usa-se a letra "X" em substituição da palavra "Cross", pois fonéticamente são o mesmo. Cross = Cruz -> X) é uma forma de ciclismo que faz o uso de rodas de 20 polegadas de diâmetro. Surgiu entre o fim dos anos 60 e inicio dos anos 70, onde consistia em fazer corridas em pistas de terra (imitando as motos - dai vem o nome).

Migrando das pistas de terras para pista de concreto, territorios até então de Skaters. Algumas pessoas, dentre as quais Bob Haro, iniciaram um Estilo Livre executando manobras nesses locais criado assim o BMX Freestyle. Bob Haro depois veio a criar a primeira marca de bmx de freestyle - Haro Bikes.

Hoje em dia o BMX Freestyle está disperso em varias modalidades:

1- Street /Real Street
Consiste em fazer manobras na rua utilizando o que se encontra, ex: bancos, corrimões, degraus, curvas, paredes, etc. As manobras combinam as outras modalidades, onde são executadas ao se transpor alguns obstaculos e o que vale é a criatividade, ousadia em cada obstáculo encontrado pelas ruas.

2- Park (Parque/Rampas/Mini-Ramp)
É praticado em skateparks ou bikeparks (encontra-se na maioria em lojas especializadas - atualmente somente no sul e sudeste brasileiro) de concreto ou madeira. A característica dessas pistas é possuir um desenho próprio, com rampas para aéreos e para saltos, bancadas, spines, muros e piscinas de espuma, e possui ainda hoje algumas poucas simulações de obstáculos encontrados nas ruas, como escadas e corrimãos. Modalidade que proporciona ao BMX executar mais manobras técnicas e ousadas. Entre Campeonatos o Superpark é um Park onde os riders fazem aquelas manobras de videogame.

3- Flatland
Consiste em fazer manobras numa superfície plana, sem nenhum tipo de obstaculo. Locais bons são campos de basquete/tennis, parques de estacionamento, praças, etc. Isto é, em áreas planas e sem obstáculos, as manobras são um desafio de equilíbrio, criatividade e agilidade que podem ser estáticas ou com muito movimento, com ou sem freios, sem corrente, pdv, caixaria central e/ou utilização de cubos freecoaster. A Bike 'bicicleta' utilizada no Flatland é a mais diferenciada entre as usadas nas outras modalidades do Freestyle.

4- Dirt Jumping /Dirt/ Trails
Consiste em saltar rampas de terra. Tais trails refere-se a um local com varias rampas em sequencias feitas em terra e a dificuldade varia conforme altura e distância dos obstáculos. Inicia-se com um Gap "descida seja de madeiras ou terra" em direção as rampas. Esta modalidade requer autoconfiança e proporciona equilíbrio e bastante destreza. Quem anda, cava.

5- Vert
O Vertical ou Vert é praticado dentro de uma rampa em forma de “U”, denominada Half Pipe, com manobras nas laterais (bordas) e nos chamados aéreos (vôos para fora da rampa) onde os atletas busca executar manobras de alto grau de dificuldade o mais alto possível no dois lados da rampa.

Fontes: https://www.uniaobmx.com/forum/index.php?showtopic=985

Contato

BMX Street/Park Flat guilherme_alcino360@outlook.com